Sicília: a preciosa ilha do Mediterrâneo

6 Dias

1º DIA – LOCAL DE PARTIDA / PORTO ou LISBOA / ROMA / PALERMO
Partida de local e hora e indicar em autocarro de turismo e transporte ao Aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque por um delegado da GeoStar e partida em voo de carreira regular com destino a Palermo com mudança de avião em cidade da Europa. Assistência e transporte ao hotel. Distribuição dos quartos e jantar. Em hora a informar, saída em autocarro para uma visita panorâmica (com guia local) da cidade e breve passeio a pé no centro histórico iluminado. Regresso ao hotel. Alojamento.

2º DIA - PALERMO / MONREALE / CEFALÙ / PALERMO
Pequeno almoço no hotel. Saída para visita à capital da Sicília, uma das cidades com maior riqueza de arte e cultura. Merece particular destaque o Palácio Real ou Normando, a Catedral e a Capela Palatina. Almoço em restaurante local. De tarde seguimos para a vizinha Monreale, a “cidade dos reis”, para visitar a sua Catedral (Duomo), única por guardar no seu interior o maior conjunto de mosaicos bizantinos em ouro do mundo, singulares pela sua beleza e majestosidade. Visita ao Claustro Beneditino, em puro estilo Normando. Continuamos até Cefalù, antiga praça Cartaginesa, hoje em dia importante vila turística, onde se destaca a Catedral em estilo Arabe-Normando. Breve tempo livre para desfrutar das típicas ruelas de Cefalù que conservam todo um ambiente medieval. No final, regresso ao hotel. Jantar e alojamento.

3º DIA – PALERMO / SEGESTA / ERICE / SELINUNTE
Pequeno almoço no hotel. Saída em direção a Segesta para visita ao Parque Arqueológico. Merece particular destaque o Templo Dórico datado de 430-420 a.C. que conserva no seu interior vestígios de um passado histórico e rodeado de uma paisagem natural única. Almoço em restaurante local. De tarde, viagem até Erice, cidade localizada no topo do Monte San Giuliano, a 750m acima do nível do mar, de onde se consegue espetaculares vistas de Trapani e do mar em seu redor. Conhecida pelas suas igrejas, mosteiros e castelos (nomeadamente, o Castelo do Pepoli, da época dos sarracenos, e o Castelo de Vênus, da época dos normandos), a cidade é considerada um verdadeiro tesouro arquitetónico e é atualmente um local de veraneio para os sicilianos e estrangeiros. A viagem prossegue até Selinunte, antiga cidade grega situada na costa meridional da Sicília. Transporte ao hotel. Instalação. Jantar e alojamento.

4º DIA – SELINUNTE / AGRIGENTO
Pequeno almoço no hotel. Saída para visita ao maior parque arqueológico da Europa. As ruínas desta antiga cidade da Magna Grécia, construída à beira-mar, são das mais sugestivas de todo o Mediterrâneo e constituem o exemplo máximo da fusão entre as culturas grega e cartaginesa. As escavações arqueológicas até hoje efetuadas tiveram como resultado a descoberta de uma importante acrópole, de oito templos com colossais colunas dóricas e de um sistema de fortificações, que teremos a oportunidade de observar atentamente. Almoço em restaurante local. De tarde, viagem até Agrigento. Visita do famoso complexo arqueológico denominado Vale dos Templos, pertencente à cidade grega de Akragas. Fundada em 581 a.C. por colonos da cidade de Gela, situada a cerca de 100 km de distância, foi mais tarde ocupada temporariamente pelos Cartagineses e finalmente conquistada pelos Romanos, em 210 a.C., que a batizaram como Agrigentum. Observação dos templos de Júpiter Olímpico, de Hércules, de Juno Lacínia, de Castor e Pólux e da Concórdia, e também do Santuário das Divindades Ctónias. Visita ao Museu Arqueológico, o mais importante da Sicília e onde se encontra conservada a maioria das preciosidades arqueológicas desta região, sobretudo as produzidas ao longo do período helenístico. Transporte ao hotel junto à praia da região de Agrigento. Instalação. Jantar e alojamento.

5º DIA – AGRIGENTO / SIRACUSA / TAORMINA / CATÂNIA
Pequeno almoço no hotel. Saída para Siracusa. Visita ao Parque Arqueológico da Neapolis, que nos permitirá efetuar um excecional percurso através do passado mais remoto de uma das mais antigas e importantes colónias da Magna Grécia. Entre as numerosas maravilhas arqueológicas que compõem o parque, salientamos o Teatro Grego, um dos testemunhos mais importantes da arquitetura teatral clássica a nível mundial. A destacar também a Orelha de Dionísio, enorme cavidade rochosa com uma invulgar acústica, o Túmulo de Arquimedes, filósofo nascido em Siracusa e um dos mais importantes cientistas da Antiguidade, o Altar de Hierão II, ilustre soberano da cidade e o Anfiteatro Romano, escavado diretamente na rocha nos primeiros anos da época imperial. A visita continua com o centro histórico desta cidade que há 27 séculos se constitui como importante centro económico e cultural da Sicília. Fundada em 734 a.C. por colonos gregos provenientes de Corinto, tem como centro a pequena ilha de Ortígia, ligada à terra firme por duas pontes. Almoço em restaurante local. De tarde, viagem até Taormina, através da zona vulcânica do Monte Etna, onde se ergue o maior vulcão ativo da Europa e que domina toda a paisagem da costa oriental da Sicília. Com 3323 metros de altitude, o monte Etna, também conhecido pela "Montanha Viva do Mediterrâneo", apresenta uma paisagem ricamente colorida, na qual se misturam o negro das milenárias camadas de lava, o verde dos bosques, o branco das neves cintilando ao sol, e o azul intenso do mar. A região circundante é bonita e bucólica, com um toque agreste, devido às formações de duras rochas vulcânicas. Visita de Taormina, maravilhosa e típica cidade conhecida pela “Pérola do Mar Iónico”, fundada em 400 a.c, e possuidora de uma deslumbrante vista panorâmica sobre o mar Jónico e o Monte Etna. Visita ao famoso Teatro Greco-Romano, do século III a.C., o segundo maior da Sicília. Breve tempo livre para passear pelas típicas ruelas da cidade e as inúmeras lojas de artesanato. No final da visita continuamos para Catânia. Chegada ao hotel, instalação, jantar e alojamento.

6º DIA – CATÂNIA / ROMA / LISBOA / PORTO
Pequeno almoço no hotel e saída para visita de Catânia, conhecida pelo seu original estilo barroco e pelas suas ruas construídas com pedras pretas da lava do Monte Etna. Visita panorâmica (a pé) à cidade pela Via Etnea, “Via Crociferi”, Piazza Duomo com a Catedral e a estátua de “Liotru” (símbolo da cidade), o Castelo Ursino, a Fonte do Elefante, o Anfiteatro Romano (exterior), a Universidade, e o Palácio Nobre de Biscari (visita exterior). No final, transporte de imediato ao Aeroporto de Catânia. Formalidades de embarque e partida com destino a Lisboa ou Porto em voo com escala em cidade da Europa. Chegada. Formalidades de desembarque e continuação da viagem até ao local de origem.

 

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt