Países Bálticos

7 Dias

LOCAL DE PARTIDA / TALLINN
Comparência em hora a indicar e partida em autocarro de turismo com aeroporto. Formalidades de embarque assistidas por um delegado da GeoStar e partida em com destino Tallinn via Frankfurt. Chegada, assistência e transporte ao hotel. Distribuição dos quartos, jantar e alojamento.

TALLINN
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita panorâmica desta cidade, capital da Estónia, e a mais antiga capital medieval do Norte da Europa. Tallinn, cidade que conseguiu a sua independência de Moscovo em 1991, é uma cidade realmente interessante com um centro antigo e encantador. Iniciamos as visitas com o Centro Histórico, com as antigas muralhas, o portão de Viru, um dos principais acessos à Cidade Velha onde encontramos a Praça da Prefeitura com inúmeras lojas, galerias, comerciais, cafetarias, restaurantes e esplanadas, vibrante de cor e movimento e a Passagem de St Catarina, uma das ruas mais simpáticas e pitorescas da cidade, com muito artesanato local e cheia de artistas. Seguimos para a cidade Alta - Toompea, situada numa colina. Destacamos a “Kiek in de Kok” uma das mais impressionantes Torres de defesa do Mar Báltico (exterior), o Castelo de fachada rosa, a Catedral ortodoxa de Alexander Nevsky construída pelo Czar Alexandre III e a Catedral Domo (Catedral Luterana de Santa Maria). As vistas de Toompea são fantásticas para a cidade baixa e para a muralha. Paragem para almoço em restaurante local. De tarde, continuação das visitas, com especial destaque para o Convento de Santa Brígida, o Vale das Canções e o Parque Kadriorg, onde encontramos o Palácio de Kadriorg, rodeado de vegetação e Lagos e que foi desenhado pelo arquiteto Michetti para o Czar russo Pedro - o Grande. No final das visitas jantar em restaurante típico medieval. Regresso ao hotel e alojamento.

TALLINN /PARNU / PARQUE NACIONAL DE GAUJA / RIGA
Pequeno-almoço no hotel e saída com destino a Parnu. Breve visita desta cidade com o seu balneário e a sua torre vermelha. Continuamos em direção ao Parque Nacional de Gauja em Sigulda, conhecido como a “Suíça da Letónia”. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde visita das Ruínas da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos (Séc. XIII) que estava ligado a outras pequenas construções mediante passagens subterrâneas. Visitaremos o Castelo Medieval de Turaida (1214), o mais bem conservado da Letónia, o Museu de História Local de Sigulda, o Túmulo de Turaida, a Gruta de Gutmann e o Parque de Diana, parque de esculturas dedicado ao folclore da Letónia. Prosseguimos em direção à fronteira Estónia/Letónia para Riga. Chegada ao hotel ao final da tarde. Jantar e alojamento.

RIGA
Pequeno almoço no hotel. Possibilidade de celebração da Eucaristia antes das visitas. De seguida início da visita da cidade de Riga conhecida como a “Paris” do Báltico, única pela sua riqueza e pela qualidade da sua arquitetura moderna e em madeira, do séc. XIX. Iniciamos a nossa visita na área das avenidas do centro de Riga, destacando-se a famosa avenida Alberta que oferece a mais completa colecção de edifícios de Art Noveau da Europa e onde poderemos apreciar os inúmeros edifícios e monumentos, como a Torre Arsenal, o Teatro Nacional, o Monumento à Liberdade e o cemitério Bethren com o memorial aos soldados mortos durante a II Guerra Mundial, a Opera, a Universidade e as inúmeras pontes sobre o rio Daugava. Seguimos para a cidade velha, a parte mais antiga da cidade, para passeio pela rua pedonal de kalfu, a Praça Livs com os seus edifícios medievais, visita à Catedral Dome, construída no século XIII, que alberga um dos maiores órgãos do mundo com mais de 6700 tubos; a Catedral Ortodoxa, a Igreja de S. Jacob / S. Pedro, o Castelo medieval de Riga que é residência do Presidente da República, a Torre Panorama, o Parlamento, a Ponte dos Suecos e o conjunto de casas chamado de os “Três Irmãos”. Antes do almoço, assistiremos a um concerto de órgão na Catedral. De tarde prosseguimos com a visita de Jurmala. O resort de verão mais importante e tradicional nos Estados Bálticos e uma das principais cidades turísticas da Letônia, famosa pelas suas riquezas naturais, clima ameno e águas minerais. Mas a sua principal atração é sem dúvida a vasta praia de areia que se estende ao longo de mais de 33 km, limitado por densas florestas de pinheiros, entre o Mar Báltico e o rio Lielupe. As suas românticas casas de madeira em estilo Art Nouveau, muitas delas declaradas Monumentos Nacionais, dão a Jurmala um carácter peculiar e encantador. Breve tempo livre e regresso a Riga ao final da tarde. Chegada e jantar em restaurante local. Regresso ao hotel e alojamento

RIGA/ RUNDALE/ SIAULIAI/ VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Rundale – pequena cidade a sul de Riga. Chegada e visita do magnífico Palácio Barroco (séc. XVIII, a Versailles do Báltico), obra desenhada pelo arquiteto Rastrelli, também responsável pelo Palácio de Inverno de S. Petersburgo e que era a residência de verão dos Duques de Courland. Salões esplendorosamente decorados, pinturas e mobiliários do século XIII, lustres de cristal, esculturas, frescos, etc. Prosseguimos em direção à fronteira Letónia/Lituânia para Siauliai, a milenária “Cidade do Sol”. Chegada e almoço em restaurante local. No final, subida à misteriosa “Colina das Cruzes”, visitada por João Paulo II, em 1993. Aqui encontramos cerca de 50 000 cruzes de diferentes tamanhos. Neste mesmo local vêm milhares de peregrinos para depositar uma cruz ou um rosário no solo, e que no início era símbolo do enorme querer expresso pelo Povo em defesa da liberdade. Continuação da viagem para Vilnius. Chegada ao hotel ao fim da tarde. Jantar e alojamento.

VILNIUS / TRAKAI / VILNIUS
Pequeno almoço no hotel. De manhã, início da visita panorâmica da cidade profundamente religiosa, com fortes laços culturais com a Polónia com quem formou no século XIV um Império. Tornou-se independente, em Março 1990. A visita terá início com uma caminhada ao longo do Centro Histórico Medieval, classificado pelo UNESCO com Património Mundial. Especial referência para a Catedral, em estilo clássico do séc. XVIII, o Teatro Nacional do Drama, com as famosas estátuas “Três Musas” na entrada, a Igreja de Santa Ana, construída em estilo gótico e decorada com mais de 33 tipos diferentes de ladrilhos, a Igreja de São Pedro e São Paulo, construída em 1668 sobre as fundações de um Templo Pagão dedicado a Milda (a Deusa do Amor) e que constitui a pérola da arquitetura barroca em Vilnius, a Universidade Velha, construída em 1579, a Igreja de S. Casimiro, fundada pelos Jesuítas e dedicada ao Santo Casimiro Jagiello, filho do rei da Polónia, a Igreja de S. Miguel, obra renascentista construída em 1594, e a Porta Aurora, albergando uma imagem da Virgem, muito venerada por devotos dos Países vizinhos que aqui se deslocam em Peregrinação. Almoço em restaurante local. De tarde saída para visitar a cidade de Trakai, primeira capital da Lituânia, a cerca de 30 Km de Vilnius, com o seu Castelo do Século XIV, situado numa ilha do Lago Galve. Esta fortificação em ladrilhos vermelhos, foi construída pelo Grão-Duque Vytautas e é hoje um Museu. Ao fim da tarde regresso a Vilnius. Jantar em restaurante local. Transporte ao hotel e alojamento.

VILNIUS/FRANKFURT/ PORTO
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita ao belo Palácio dos Grandes Duques da Lituânia, foi um dos mais famosos na Europa nos séculos XV-XVII e foi demolido no início do século XIX. o Palácio, reconstruído, foi fundado em 2009 para reunir e conservar a história e património cultural do Grão-Ducado da Lituânia e seus governantes, especialmente as ricas coleções e os importantes de artefactos arqueológicos e artes decorativas. No final almoço em restaurante local e breve tempo livre até à hora do transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo com destino ao Porto via Frankfurt. Chegada e transporte em autocarro de turismo para o local de origem.

 

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt