Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

Fátima E Santuários Marianos Do Oeste Português

Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima

2021

Programa de 3 dias

1º Dia – Local de Origem / Alcobaça / Nazaré
Saída de manhã, em hora a indicar, em direção a Alcobaça, acompanhados pelo nosso guia. Chegada e visita do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (também conhecido por Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou, mais simplesmente, por Mosteiro de Alcobaça), a primeira obra inteiramente gótica erguida em solo português. A carta da sua fundação data de 8 de Abril de 1153 sendo por isso quase contemporâneo da fundação de Portugal, foi fundado por D. Afonso Henriques e consagrado desde então ao culto Mariano, nasceu da doação das terras de Alcobaça a Bernardo de Claraval e à Ordem de Cister pela vitória sobre os mouros na conquista de Santarém. É uma das primeiras fundações monásticas da Ordem de Cister edificadas em Portugal durante o século XII. As dependências medievais, ainda em bom estado de conservação, fazem do edificio um conjunto único no mundo, a que se juntam mas tarde edificações posteriores, dos séculos XVI e XVII, que são um importante testemunho da arquitetura religiosa do país. Estas edificações cruzam os estilos manuelino e barroco que realçam o testemunho medieval. Aqui poderemos encontrar os túmulos de D. Pedro e D. Inês. O Mosteiro foi considerado pela UNESCO Património da Humanidade em 1989. No fim da visita, continuação até à Nazaré. Chegada e almoço em restaurante local. Após o almoço, tempo para um passeio pelas ruas estreitas da cidade e pela praia de areia dourada, antigamente conhecida pelos barcos de pesca que chegavam e aí despejavam as suas redes e pelas varinas, com as suas tradicionais sete saias que arranjavam o peixe para o vender nos mercados regionais e para secar ao sol e hoje inteiramente dedicada aos turistas, após a construção do porto de pesca. Em hora a indicar, subida no centenário ascensor até ao Sítio, no topo do promontório que parece guardar a enseada, este é um local de devoção a Nossa Senhora da Nazaré desde o século XII é aqui venerada uma imagem de uma Virgem Morena, que foi trazida de Nazaré na Pales5na, e cujo culto se está a candidatar a Património Cultural da da Humanidade da UNESCO. É no Sítio da Nazaré que se encontra o mais antigo Santuário Mariano de peregrinação popular e real. Atualmente, o Sítio também é muito frequentado por surfistas e admiradores de surf, pois, na Praia Norte existe o fenómeno geológico do Canhão da Nazaré, o maior da Europa, com 227 km de comprimento e 5.000 metros de profundidade, que produz, de Outubro a Março, as maiores ondas do mundo. Em hora a indicar, transporte ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.

2º Dia – Nazaré / Alfeizerão / Batalha / Fátima
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente, saída em direção à Batalha, com um pequeno desvio por Alfeizerão para uma prova do famoso Pão de Ló. Chegada à Batalha para visita do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais comummente conhecido por Mosteiro da Batalha), uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. O extraordinário conjunto arquitetónico, teve origem no cumprimento da promessa que D. João I 5nha feito à Virgem Maria, que em agradecimento pela vitória em Aljubarrota (14 de Agosto de 1385) lhe mandaria erigir um Santuário. Esta vitória valeu-lhe o trono e garantiu a independência de Portugal. A execução da obra durou cerca de 150 anos e, por isso, a mistura de estilos como o gótico (predominante), o manuelino e algumas características renascentistas. Foram sendo acrescentados vários elementos ao projeto inicial e o resultado disso é o vasto conjunto monástico que hoje se encontra (uma igreja, dois claustros e dois panteões reais). D. João I doou o Mosteiro à Ordem de S. Domingos, a que não devem ter sido alheios os bons ofícios do Dr. João das Regras e do chanceler do Reino Frei Lourenço Lampreia (confessor do rei), que pertenciam à Ordem. O Mosteiro foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983. Almoço em restaurante no fim da visita. De tarde, em hora a indicar, continuação até à aldeia de Pia do Urso, fantasticamente recuperada e ao Parque Sensorial Pia do Urso, com o seu parque temático e percurso pedestre. Continuação até Fátima. Chegada e instalação no hotel. Jantar e alojamento.

3º Dia – Fátima / Local de origem
Pequeno-almoço no hotel e check out. Manhã livre para atividades a gosto pessoal no Santuário de Fátima, um dos santuários marianos mais importantes do mundo. Começou a ser construído em 1919, com a Capelinha das Aparições, a pedido de Nossa Senhora aos Pastorinhos, nas aparições de 1917. As celebrações mais simbólicas realizam-se a 12 e 13 de maio e a 12 e 13 de outubro. Almoço no hotel ou em restaurante local. Após o almoço, saída para Valinhos, onde poderemos encontrar pontos de interesse relacionados com os Pastorinhos e as Aparições, como a Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos e Calvário Húngaro, a Loca do Cabeço, o Poço do Arneiro, a Casa da Irmã Lúcia e a casa dos irmãos Francisco e Jacinta. Em hora a indicar, início da viagem de regresso ao local de origem.

 

   

 

Quarto duplo (mínimo de 25 participantes) .................................... Sob consulta
Suplemento para Quarto Individual ............................... Sob consulta

 

Documentos Obrigatórios:
- Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade (válido para a viagem)

 
O preço mencionado inclui:
- Circuito em Autocarro de turismo com ar condicionado;
- Estadia em hotéis de primeira categoria, em quarto (escolhido) com banho ou duche;
- Refeições de acordo com o presente programa de viagem (menú fixo), com água ou vinho
incluídos;
- Guia acompanhante durante o circuito;
- Entradas: Mosteiro de Alcobaça; Mosteiro da Batalha; Parque Ecosensorial Pia do Urso, Casas da Irmã Lúcia e dos Pastorinhos Jacinta e Francisco;
- Subida no Funicular na Nazaré;
- Degustação de Pão de ló em Alfeizerão;
- Seguro de assistência de acidentes em viagem;
- Kit de Higiene (Máscara, Gel desinfetante e luvas);
- Saco de viagem Geostar.
 
O preço mencionado não inclui:
- Bebidas às refeições (que não as especificadas no item Serviços Incluídos);
- refeições especiais e não mencionadas;
- bagageiros;
- entrada em museus e monumentos quando não esteja explícito a visita do interior;
- extras de carácter pessoal e o que não esteja devidamente especificado no presente programa.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt