Conselhos Viajante

Com largos anos de experiência na organização de viagens, gostaríamos de lhe transmitir alguns conselhos para que desfrute plenamente da sua viagem!

Empreenda a sua viagem com a mente em branco, disposto a absorver todas as vivências e adaptar-se ao local onde se encontra. Por vezes, os modos de vida, os costumes e alimentação não são iguais ao que estamos habituados, mas sim os usuais nos países que visitamos.

As viagens são planeadas e reservadas com muita antecedência. Qualquer modificação imposta por alterações ou cancelamentos de voos, greves e overbookings causam um grande transtorno para o operador e podem, infelizmente, ter repercussões no passageiro. No caso de ocorrer alguma anomalia deste tipo, agradecemos que confie plenamente no seu Agente de Viagens que tudo fará para que o programa se cumpra na integra.

O seu guia acompanhante também precisa da sua confiança e colaboração para poder desempenhar a sua função.

A regra de ouro para o êxito da sua viagem é ter um pouco de paciência. Perante alguma situação problemática que possa apresentar-se, adopte uma atitude positiva, assim estará a contribuir para o sucesso da sua viagem.

Com as informações que se seguem pretendemos alertá-lo para procedimentos e situações que podem ocorrer enquanto viaja. Esperamos que estas indicações sejam úteis e desejamos-lhe uma Boa Viagem!

Informações Úteis

Para que as formalidades de partida decorram bem, pedimos que se apresentem no aeroporto duas horas antes da partida. Recomenda-se que a deslocação para o aeroporto seja feita com a devida antecedência para evitar situações imprevistas. A agência de viagens não é responsável pelos prejuízos económicos ou de outra índole que possam ocorrer em consequência do atraso do passageiro.

Se viaja para um país membro da União Europeia:
- tem de possuir Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão válido.
O boletim de nascimento, cédula pessoal ou bilhete de identidade militar não servem para viajar.

Se viaja para um país fora da União Europeia:
- tem de possuir Passaporte válido.
O passaporte deve ter validade superior a 6 meses após o termo da viagem. Nalguns casos, a validade exigida é ainda maior. Verifique os seus documentos.
Para os EUA, o Passaporte tem de ter leitura óptica.

Alguns países obrigam que, além do passaporte, seja portador de um visto de entrada. Será sempre informado, se esse for o caso, assim como de todos os documentos necessários e tempo de antecedência para tratar do mesmo.

Toda a bagagem deverá ser identificada com as etiquetas que a GeoStar fornece. Estas ajudam a localizar a sua mala em caso de extravio nos aeroportos ou hotéis.
Caso a sua bagagem não chegue ou chegue danificada ao aeroporto de destino, comunique imediatamente à companhia aérea transportadora ou ao seu representante, para que a mesma seja localizada, reparada ou substituída.

Bagagem de mão / cabine

Na bagagem de mão só pode transportar líquidos em recipientes com a capacidade máxima de 100 ml. No total, cada passageiro pode transportar 1 litro. Os frascos têm de ser colocados num saco transparente, fechado, e com a capacidade máxima de 1 litro por passageiro.

Por líquidos entende-se: água e outras bebidas, sopas, xaropes, cremes, loções, óleos, perfumes, sprays, géis, conteúdos de embalagens pressurizadas, tais como espuma de barbear, desodorizantes, ou outros artigos de consistência similar.

No aeroporto, para ajudar os operadores de raio-x a detectar os líquidos terá de:
- apresentar para inspecção todos os líquidos transportados;
- colocar o seu casaco / blusão / sobretudo para que seja inspeccionado separadamente;
- retirar computadores portáteis e outro material electrónico de grande dimensão da sua bagagem de mão, para serem inspeccionados separadamente.

Materiais cortantes, tais como facas, tesouras, corta-unhas, são também proibidos na bagagem de mão.

Na bagagem de mão pode transportar medicamentos e produtos dietéticos, incluindo comida para bebé, para uso na viagem. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua necessidade.

Pode adquirir líquidos e perfumes numa loja de um Aeroporto da UE, quando localizada após o controlo de segurança, ou a bordo de uma aeronave operada por uma companhia da UE. Se estes artigos foram vendidos num saco especial selado, não abra o mesmo antes da partida, de outra forma os artigos podem ser confiscados num rastreio de segurança.

Bagagem de porão

Nas companhias regulares é permitido o transporte de uma mala por pessoa com até 23 kg.
Continua a poder transportar líquidos na bagagem que despacha para o porão.

Vacinas

Alguns países obrigam ou recomendam vacinação. Informaremos sempre que seja obrigatório algum tipo de vacinas. Nestas situações deve consultar a Consulta do Viajante. No caso de ser vacinado, guarde os certificados durante toda a viagem.

Higiéne

Se vai viajar para países muito quentes poderá encontrar condições de saúde e higiéne muitas vezes precárias, que podem provocar doenças e infecções. Evite beber água da torneira, incluindo gelo nas bebidas. Atenção a saladas, legumes crus e frutas com casca. Não beba leite que não seja pasteurizado e seja muito cuidadoso com mariscos e gelados.

Medicamentos

Deve levar a sua medicação de uso diário consigo, na bagagem de mão. Leve a medicação que é necessária para os dias da viagem. Caso necessite de tomar medicação injectável ou líquida (capacidade superior a 100ml) deve fazer-se acompanhar de uma indicação médica que ateste a necessidade de transportar tal medicamento.
Além dos medicamentos que toma regularmente, deverá levar outros artigos que podem ser úteis em caso de emergência:
- analgésicos e antipiréticos;
- laxantes;
- pastilhas anti diarreia;
- repelentes de insectos;
- comprimidos para enjoo.

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Este cartão permite ao seu titular em situação de estada temporária na UE e Espaço Económico Europeu e Suíça:
- a simplificação administrativa da identificação do próprio e da instituição financeiramente responsável pelos cuidados de saúde de que possa vir a necessitar;
- a prestação de tais cuidados quando o seu estado os exija como clinicamente necessários;
- este cartão tem validade definida, é nominativo e individual.
Nota: este cartão não abrange as situações em que a pessoa segurada se desloca a outro Estado com o objectivo de receber tratamento médico.

Se vai viajar acompanhado por menores, além de toda a documentação válida:
- estes terão que ser também portadores do respectivo BI, CC ou Passaporte válido;
- os menores podem sair do território nacional sem serem acompanhados por quem exerça o poder paternal, desde que estejam devidamente autorizados para o efeito, através de documento escrito, datado e com a assinatura de quem exerça poder paternal, reconhecida notarialmente.

Estas indicações são fornecidas apenas a título informativo. Para mais esclarecimentos, deverão os Senhores Passageiros contactar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).