O Melhor da Turquia

 

8 Dias

 

1º dia – Porto / Istambul
Comparência em local e hora a informar. Partida em autopullman de turismo em direção ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto). Formalidades de embarque assistidas por um delegado da Geostar. Partida em voo a informar com destino a Istambul. Controlo do passaporte e assistência por guia local. Transporte ao hotel, snack ligeiro e alojamento.

2º Dia - Istambul
Pequeno-almoço no hotel e início das visitas da cidade histórica tendo como ponto de partida a Praça de Sultanahmet que ocupa actualmente o lugar do antigo Hipódromo Romano, inaugurado no século IV por Constantino. Na época de Justiniano tinha assentos para 100.000 espectadores. Nesse espaço salientamos um Obelisco, datado de 1490 do Faraó Tutmosis III e a Coluna Serpentina, que proveio do famoso Templo de Delfos da Grécia. Continuação da visita com a Mesquita de Sultão Ahmet, mais conhecida por Mesquita Azul. É única entre todas as mesquitas otomanas por ter 6 minaretes, considerada a mais elegante da cidade, mandada construir pelo Sultão entre 1603-1617, de cor e simetria incomparáveis. Na Praça ergue-se outro magnífico monumento - a Basílica de Santa Sofia, considerada na altura da sua construção a igreja com maiores dimensões e a mais sagrada de Constantinopla. Hoje museu, é a maior e a mais importante representação da arte cristã no oriente. É uma obra prima de valor mundial conhecida, também, como “Hagia Sofia” que significa “Sabedoria Divina”, foi construída por Justiniano no ano de 537. Visitaremos ainda a Cisterna Yerebatan (ou Cisterna da Basílica) que é um Palácio submerso a época Bizantina. Almoço. De tarde visita ao Grande Bazar, um dos mais antigos do mundo, com a sua atmosfera oriental e as labirínticas ruas. Terminamos com cruzeiro no Bósforo com magníficos panoramas das suas costas europeia e asiática embelezada de palácios, jardins e casas tradicionais de madeira. O estreito do Bósforo separa a Ásia da Europa e ao mesmo tempo liga o Mar de Marmara ao Mar Negro. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.

3º Dia - Istambul / Ankara
Pequeno-almoço. De manhã, continuação das visitas em Istambul com o Palácio de Topkapi. Foi o centro do poder do império otomano durante quase 400 anos, lugar histórico de grande importância que associado às infinitas riquezas que encerra, fazem dele o museu mais visitado da Turquia e uma visita imperdível. Originalmente construído entre 1459 e 1465 por Mehmet - o Conquistador - ao longo da história este palácio tornou-se numa autentica cidade, tendo as suas próprias mesquitas, colégios, bibliotecas, banhos turcos, residências para guardas e trabalhadores, hospital, padarias, e casa da moeda. De seguida passaremos da Europa à Ásia atravessando simplesmente a ponte intercontinental e paragem para almoço já na parte asiática. No final prosseguimos com destino à capital da Turquia, Ankara. Chegada ao final ao dia, jantar e alojamento no hotel.

4º Dia - Ankara / Capadócia
Pequeno-almoço. Visita da capital da Turquia com o magnífico Museu das Civilizações da Anatólia, que expõe com grande rigor histórico vestígios de grandes civilizações como os Hititas, Assírios, Frígios...Continuação do tour da cidade de Ankara com a breve visita do Mausoléu erguido em honra de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República Turca em 1923. Paragem para almoço. Continuação da viagem até à Capadócia, passando no seu percurso por aldeias típicas daquela região e breve paragem no Lago Salgado, o maior lado da Anatólia Central. Chegada ao hotel ao final da tarde. Distribuição dos quartos, jantar e alojamento.

5º Dia - Capadócia
Pequeno almoço hotel. Dia dedicado à descoberta desta região única. A Natureza esculpiu uma fantástica e quase sobrenatural paisagem. A Capadócia deve a sua criação às erupções dos Vulcões da Argeia / Erciyes, de Hasan Dag e de Melendiz, hoje extintos que expeliram a sua lava e cinzas que formaram o “tufo”. Escavando o tufo os antigos cristãos, construíram igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas. O vento e a chuva agindo durante milhares de anos foram os escultores destas formações misteriosas. Dia inteiro com visitas na região com pausa para o almoço: Vale de Göreme com as suas Igrejas rupestres decoradas de frescos e pinturas bíblicas do séc. X e XI, Vale Vermelho, Vale de Uçhisar, visita de uma cidade subterrânea (Özkonak ou Serhatli), construídas por questões de segurança, sobretudo como protecção das investidas dos Árabes entre os séculos VII e XII, e podiam abrigar centenas de pessoas, Centros de artesanato (tapetes, ónix e pedras semi-preciosas). Após as visitas, regresso ao hotel para jantar. No final saída para assistirmos a um espectáculo de danças folclóricas da Anatólia, dança do ventre e cantares turcos. Regresso ao hotel . Alojamento.

6º Dia - Capadócia / Konya / Pamukkale
Pequeno-almoço no hotel e viagem pela Rota da Seda até Konya. No percurso, visita de um Caravanserai, fortificação imponente utilizada para protecção e abrigo dos comerciantes e viajantes. Chegada à antiga capital do império Seldjúcida – Konya, notavelmente a mais religiosa da Turquia. Visita do Museu de Mevlana, complexo que é constituído pelo antigo convento dos Derviches Dançantes e Mausoléu de Mevlana – islâmico místico e fundador da ordem Mevlevi. Almoço. Continuação da viagem em direcção a Pamukkale. Chegada ao hotel ao fim do dia, jantar e alojamento.

7º Dia - Pamukkale / Éfeso / Izmir
Pequeno-almoço no hotel e saída visitar Pamukkale - piscinas termais de origem calcária, que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. Visto à distância, o panorama lembra um manto de algodão, daí o nome Pamukkale que traduzido do turco significa “Castelo de Algodão”. Património mundialmente reconhecido pela UNESCO, Pamukkale está presentemente sob um plano de protecção e reconstrução. No mesmo planalto, a alguns metros das termas, situam-se as ruínas da necrópole de Hierapolis, cidade Helenistica-romana famosa na antiguidade pelos seus banhos termais e caracterizada pela riqueza e diversidade dos seus túmulos, sepulcros e sarcófagos. Seguimos para Éfeso e visita à Casa da Virgem Maria. Acredita-se que Nossa Senhora terá vivido aqui os últimos anos da sua vida. A Casa foi convertida numa pequena capela e é um lugar de peregrinação para os cristãos e é igualmente venerada pelos turcos como lugar sagrado Seguimos com a visita da antiga cidade, dedicada à deusa Artemisa, cujo templo constituiu uma das 7 Maravilhas do mundo da Antiguidade. Os vestígios arqueológicos são fantásticos, em que a conservação das calçadas das ruas e de alguns edifícios é notável. Destaque para a Biblioteca de Celso, Templo de Adriano, o Odeon, o Teatro, Casa de Banho Pública. Almoço entre as visitas. Visitaremos ainda um centro de peles. No final, partida para Izmir. Chegada ao hotel, jantar e alojamento.

8º Dia – Izmir / Istambul / Porto
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a informar transporte ao aeroporto de Izmir. Assistência no check-in e partida em voo a informar com destino a Istambul. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem para o Porto. Chegada ao aeroporto. Formalidades de desembarque e fim da viagem e dos nossos serviços.

 

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt