Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

Castelo de Porto de Mós

 

O Castelo de Porto de Mós, na localidade com o mesmo nome, é, sem dúvida, uma obra arquitetónica de características singulares. Terá sido construído sob as ruínas de um posto de vigia romano e acumulou, ao longo dos séculos, influências militares góticas e renascentistas assentes numa estrutura pentagonal com torreões de reforço nos ângulos. Os dois torreões que compõem a fachada principal são ornamentados por duas cúpulas piramidais, com acabamento de cerâmica de cor verde.

Inicialmente uma fortaleza de índole árabe, o papel do castelo de Porto de Mós foi importantíssimo durante o período da conquista cristã. Após sucessivas guerrilhas entre portugueses e mouros, em 1148, D. Afonso Henriques, auxiliado por D. Fuas Roupinho, acaba por tomar a vila e vencer as tropas sarracenas, comandadas pelo rei Gámir de Mérida. Neste contexto, o castelo é posteriormente entregue a D. Fuas Roupinho, que se viria a tornar no primeiro alcaide da vila de Porto de Mós.
 
Em 1385, o castelo de Porto de Mós volta a ter um papel decisivo naquele que viria a ser um marco na história de Portugal, a Batalha de Aljubarrota, ao albergar as tropas de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira nas noites anteriores à batalha, durante as quais foram planeadas as estratégias de guerra que viriam a dar a independência definitiva ao país.
 
Após o falecimento de D. João I, o domínio do castelo foi legado à sua filha e genro, os Duques de Bragança, e por hereditariedade ao seu neto D. Afonso, Conde de Ourém e 1º Marquês de Valença. Foi nas suas mãos que a estrutura medieval deixaria de ser uma atalaia para passar a ser um palacete residencial. O conde promoveu avultadas obras, seguindo um italianismo singular no nosso país. Destacamos a loggia corrida, ao longo do andar nobre do paço, e o coroamento piramidal das torres que enquadram a entrada principal.

O Castelo de Porto de Mós está classificado, desde 1910, como Monumento Nacional.

 

      

 

Programas:

Rito Hall da Serra Turismo Rural | http://www.ritohalldaserra.com/ 
Localização: Porto de Mós
Preço por pessoa desde: € 85,00 (duplo standard)
  
Cooking & Nature Emotional Hotel | https://www.cookinghotel.com/ 
Localização: Porto de Mós
Preço por pessoa desde: € 105,00 (duplo standard The Nest)
 
O preço mencionado inclui:
- Estadia de uma noite em quarto duplo/twin com pequeno almoço incluído, no hotel escolhido;
- Jantar (inclui entrada, prato principal e sobremesa) em restaurante local (não inclui transporte ida/volta);
- Entrada no Castelo de Porto de Mós (visita por conta própria);
- Seguro de viagem.
 
O preço mencionado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro efetuado em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Bebidas ao jantar;
- Extras de caracter pessoal;
- Qualquer outro serviço não mencionado nos serviços incluídos.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt