Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

Casa dos Patudos

 

«Ao sair de Alpiarça começa um velho muro por traz do qual marulham as altas folhagens de um arvoredo palreiro. Eis aqui o portão, um portão de quinta, ou de granja, envelhecido, enferrujado, emperrado, a um caminho largo e arejado com um sulco macio de rodas de carruagem, que convida tanto mais atraentemente a entrar, quanto do portão não se vê a casa, e avançando alguns passos entre adegas e lagares, eis que a casa nos aparece, de uma brancura radiante e de um pitoresco tão original e tão vivo que estacamos a contemplá-la como a uma obra de arte.» (LEMOS, As Constituintes de 1911 e os seus deputados, 1911)
 
Foi na Casa dos Patudos que viveu José de Mascarenhas Relvas desde o final do século XIX. Político republicano e proclamador da I República na manhã de 5 de Outubro de 1910, José Relvas era também amante das artes. Nascido na Golegã, decidiu sair da casa paterna, para habitar uma velha casa em Alpiarça, na sua Quinta dos Patudos, e foi aqui que transformou a casa velha numa obra singular de arquitetura, enchendo cada divisão com um diversificado e importante espólio artístico.
José Relvas escolheu o arquiteto Raul Lino para as obras de remodelação e ampliação da antiga residência, que tiveram lugar entre 1905 e 1909, sendo aqui realizada uma notável peça arquitetural, em estilo eclético. Sabe-se que aqui trabalharam apenas portugueses, tendo sido esse facto fundamental para garantir a harmonia estética entre as tradições da arte portuguesa e os elementos locais.

José Relvas teve três filhos que faleceram precocemente. Assim, quando José Relvas faleceu, em 1929, não deixou descendência e doou a Casa à Câmara Municipal de Alpiarça, autorizando que a mesma fosse usada como museu.

      

 

Programas:


Hotel Lusitano 4* | https://www.hotellusitano.com/ 
Localização: Golegã
Preço por pessoa desde: € 105,00 (duplo standard)
 
Hotel de Charme Casa da Amieira | https://www.hotelcasadaamieira.com/ 
Localização: Amiais Cima
Preço por pessoa desde: € 115,00 (duplo standard)
 
O preço mencionado inclui:
- Estadia de uma noite em quarto duplo/twin com pequeno almoço incluído, no hotel escolhido;
- Jantar (inclui entrada, prato principal e sobremesa) em restaurante típico local (não inclui transporte ida/volta);
- Entrada na Casa dos Patudos (visita por conta própria);
- Seguro de viagem.
 
O preço mencionado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro efetuado em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Bebidas ao jantar;
- Extras de caracter pessoal;
- Qualquer outro serviço não mencionado nos serviços incluídos.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt