Caminhos de Natureza e Património

Ribeira de Pena e Mondim de Basto 

 

Programa de 3 dias

03 SETEMBRO — Local de origem / RIBEIRA DE PENA (percurso pedestre de 5,5 km)
Saída pela manhã em direção a Ribeira de Pena com paragem técnica pelo caminho. À chegada, início do percurso pedestre. Este percurso linear, de grau fácil e com 5,5kms, começa no centro da vila de Ribeira de Pena junto à Igreja Matriz do Divino Salvador, passa por caminhos antigos, de calçada, percorridos, em outros tempos, por Camilo Castelo Branco. Ao longo do percurso, poderemos apreciar a beleza dos campos agrícolas e o verdejante Vale do Tâmega. À chegada a Friume, não podemos deixar de visitar a Casa Museu de Camilo, onde viveu com a sua primeira mulher e conhecer um pouco mais sobre este grande escritor do seculo XVIII. Continuando, iremos ter a oportunidade de conhecer e atravessar a famosa Ponte de Arame que mantém a sua beleza ímpar. Almoço em restaurante local. De tarde, visita ao Museu do Linho e Núcleo de Tecelagem para visualização do seu trabalho e a seguir visita panorâmica à Vila de Ribeira de Pena. Chegada e instalação no hotel. Resto da tarde livre. Jantar e alojamento.

04 SETEMBRO — RIBEIRA DE PENA (percurso pedestre de 6 km)
Após o pequeno almoço, em hora a indicar, saída para o percurso com 6kms, circular e de grau fácil, começa na Portela de Santa Eulália e o seu trilho segue a levada até chegar ao rio Louredo. Até lá iremos encontrar moinhos, campos agrícolas, gado bovino a pastar e até mesmo sepulturas medievais. A travessia do rio é feita pelas pedras do rio, para retomar o caminho de regresso. Esta levada nasce no rio Louredo e tem cerca de 3,5 kms de extensão. Almoço em restaurante local. Regresso ao Hotel. Resto da tarde livre. Jantar e alojamento.

05 SETEMBRO — RIBEIRA DE PENA / SRª DA GRAÇA (Monte Farinha) / Local de origem
Pequeno almoço no hotel e, em hora a indicar, partida em direção a Atei à Casa de Santa Eulália, marca produtora de vinho verde, para visita guiada e degustação. Visitaremos também a Igreja Românica de São Pedro de Atei e a Doces de Basto, local de produção de doces regionais. Saída de Atei em direção ao Monte Farinha para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Graça, um dos símbolos mais conhecidos de Mondim de Basto e localizado a quase 1000m de altitude. Reedificada na segunda metade do séc. XVIII sobre as ruínas de uma ermida mais antiga, provavelmente do séc. XVI, a capela do santuário, de planta centrada, destaca-se pela possante arquitetura, toda em granito, com coberturas em cúpula e em abóbadas de berço. Na vertente poente, a partir de um escadório, desenvolve-se um caminho lajeado, em ziguezague, ligando três pequenas capelas, construídas nos sécs. XIX e XX, dedicadas à Anunciação, à Visitação e à Natividade. Visita ao centro histórico de Mondim de Basto. O centro histórico de Mondim de Basto cresceu em redor da capela do Santíssimo Sacramento e da Paixão do Senhor. A sua riqueza cultural, religiosa e patrimonial fazem da capela o monumento mais importante da vila. Passearemos pelo centro histórico e veremos as bonitas casas de granito, os becos, as casas senhoriais, os recantos e as ruelas de Mondim. Almoço em restaurante local entre visitas. Em hora a indicar, regresso ao local de origem.

 

   

 

Preços
Quarto duplo (mínimo 12 participantes) ……………… €490,00
Suplemento Individual ……………………………………………………………… €100,00

Documentos Importantes para a Viagem:
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão

 
O preço mencionado inclui:
- Autocarro de turismo com ar condicionado para todo o circuito;
- Guia acompanhante GeoStar durante todo o circuito;
- Estadia em hotel de 4* em regime de meia pensão;
- Refeições de acordo com o programa (menu fixos com bebidas incluídas);
- Percurso e visitas de acordo com o itinerário, orientadas pelo guia acompanhante;
- Seguro de assistência de acidentes em viagem;
- Kit de Higiene (Máscara, Gel desinfetante e luvas);
- Documentação da viagem entregue em formato digital;
- Mochila Geostar.
 
O preço mencionado não inclui:
- Refeições especiais e não mencionadas;
- Bagageiros;
- Entrada em museus e monumentos quando não esteja explícito a visita do interior;
- Extras de carácter pessoal e o que não esteja devidamente especificado no item “Serviços incluídos”.

 

Alteração de preços:
Os preços constantes neste programa estão baseados nos custos dos serviços vigentes à data da impressão (14/04/2021) e para o mínimo de participantes indicado, pelo que estão sujeitos à alteração que resulte de variações no custo de transportes, de direitos, impostos, ou da diminuição do numero de participantes.

 

Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações em função das medidas sanitárias  de contenção da pandemia decretadas pelo Governo e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 220 129 360

 t.cultural@geostar.pt