Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

Azulejos da Estação de S. Bento

 

A Estação de São Bento, originalmente designada como Estação Central do Porto, foi projetada pelo arquiteto portuense Marques da Silva e oficialmente inaugurada a 5 de Outubro de 1916. Foi construída no local do extinto Convento de São Bento de Avé Maria, que albergara freiras beneditinas e se encontrava desocupado desde 1892. A sua arquitetura segue o gosto francês de inúmeras estações de comboio europeias.

É, sem dúvida, o seu interior que merece especial destaque. O átrio principal da estação está revestido por magníficos painéis de azulejos azuis e brancos, um dos principais motivos que leva tantos turistas a visitar o local. Contam-se cerca de 20 mil azulejos, numa área aproximada de 500m2, de autoria de Jorge Colaço, pintor, ceramista e intelectual português, nacionalmente conhecido pelo seu trabalho de pintura em azulejos.

Estes painéis datam entre 1905 e 1916 e representam cenas históricas e da vida portuguesa. Nesta cronologia podemos ver retratados, entre outros episódios, o Torneio dos Arcos de Valdevez, a Entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto, em 1837, a Conquista de Ceuta e as mais variadas cenas da vida tradicional, campestre e religiosa. O conjunto policromado que se encontra no topo do átrio é inteiramente dedicado à evolução dos transportes em Portugal e ao aparecimento do comboio.

Em 2013, a Estação de S. Bento foi eleita, pela revista Condé Nast Traveler, como uma das mais belas estações ferroviárias do mundo. Já em 2014, os Prémios Brunel, considerados como os mais prestigiados prémios internacionais da arquitetura, engenharia e design ferroviário, destacaram o projeto de reabilitação dos painéis de azulejos da Estação conferindo-lhe o prémio na categoria de “Estações”.

      

 

Programas:


PortoBay Teatro Hotel 4* | https://www.portobay.com/pt/hoteis/hoteis-porto/portobay-hotel-teatro/ 
Localização: Porto
Preço por pessoa desde: € 130,00 (duplo Gallery)
 
Carris Porto Ribeira Hotel | https://www.carrishoteles.com/pt/hoteis/hotel-porto-ribeira-porto/ 
Localização: Porto
Preço por pessoa desde: € 145,00 (duplo standard)
 
O preço mencionado inclui:
- Estadia de uma noite em quarto duplo/twin com pequeno almoço incluído, no hotel escolhido;
- Jantar (inclui entrada, prato principal e sobremesa) em restaurante local (não inclui transporte ida/volta);
- Seguro de viagem.
 
O preço mencionado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro efetuado em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Bebidas ao jantar;
- Extras de caracter pessoal;
- Qualquer outro serviço não mencionado nos serviços incluídos.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt