Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

Alentejo

 

Manufatura das Tapeçarias de Portalegre
É pouca a tradição de tapeçaria em Portugal e só no século XX é que esta arte ganha dimensão e renome com a criação da Manufatura das Tapeçarias de Portalegre, em 1946, por Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro. O interesse desta manufatura está, não só na utilização de um ponto novo, como no facto de se tratar de tapeçaria mural decorativa, com a qual colaboraram grandes artistas e pintores. No Museu da Tapeçaria de Portalegre acompanhe e conheça esta história!

Igreja do Convento de S. Bernardo de Portalegre
Pertencente à Ordem de Cister, o Convento de S. Bernardo foi fundado em 1518, pelo bispo da Guarda, D. Jorge de Mello. Destacamos o púlpito, em mármore de Estremoz, o portal principal e o Túmulo de D. Jorge de Mello, atribuídos a Nicolau Chanterenne, escultor e arquiteto francês que desenvolveu o seu trabalho em Portugal, no século XVI.
 
Bordados com casca de castanha
Na região da bonita Serra de S. Mamede abundam os soutos e o castanheiro é uma produção de destaque na economia local. A presença da castanha enraizou-se nos costumes e gastronomia locais. Era à lareira, que as tecedeiras iam guardando as cascas das castanhas que comiam, cortavam-nas delicadamente e minuciosamente bordavam o linho com elas, compondo motivos maioritariamente florais. Resultam assim bordados singulares e que apenas têm tradição nesta região. Conheça este artesanato visitando o Museu Municipal.
 
Barros de Nisa
Os Barros de Nisa, que se caracterizam pela sua decoração empedrada, são reconhecidos em todo o país. O oleiro trabalha o barro na roda, transformando-o no que pretende. Na Serra das Talhadas, coleta os quartzos leitosos que coloca num forno e reduz em milhares de pedrinhas brancas, com as quais decora o barro ainda fresco, criando desenhos similares aos dos bordados da região. No Museu do Bordado e do Barro de Nisa ou numa olaria poderá saber mais sobre esta tradição.

    

 

Programas:


4 Dias / 3 Noites
Desde 310,00€ por pessoa
 
O preço mencionado inclui:
- Estadia de 3 noites em quarto duplo/twin, com pequeno almoço incluído na Quinta Cabeças do Reguengo http://www.cabecasdoreguengo.com/pt/ ;
- 3 jantares (inclui entrada, prato principal e sobremesa – sem bebidas) em restaurante local (não inclui transporte ida/volta);
- Entradas no Museu da Tapeçaria e no Mosteiro de S. Bernardo, ambos em Portalegre (visita por conta própria);
- Entrada no Museu Municipal do Marvão (visita por conta própria);
- Entrada no Museu do Bordado e do Barro de Nisa (visita por conta própria);
- Seguro de Assistência de Acidentes em viagem.
 
O preço mencionado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro efetuado em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Bebidas ao jantar;
- Extras de caracter pessoal;
- Qualquer outro serviço não mencionado nos serviços incluídos.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt