Açores

Visitando: Faial, Pico, Terceira e São Miguel

2021

Programa de 6 dias

DIA 1 - local de origem / Porto/ Lisboa / Horta
Comparência no local de origem em hora a informar e transporte ao aeroporto do F. Sá Carneiro. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo regular para Lisboa e continuação em voo regular com destino à Horta. Chegada, assistência e início da visita de dia inteiro à Ilha. Saída em direção ao Varadouro, zona balnear com baia fascinante, dominada pelo morro do Castelo Branco, com pontas de rocha preta a par de vinhas e flores. A seguir passagem pelo Parque Natural do Capelo com destino a um dos principais pontos turísticos da Ilha - a zona do Vulcão dos Capelinhos. Breve visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que inclui uma exposição interpretativa, descrevendo os principais tipos de atividade vulcânica no mundo e a formação do arquipélago dos Açores. A excursão continua em direção ao centro da ilha para visita à Caldeira - uma das grandes atracões da ilha e classificada como reserva natural. Continuação até à Ponta da Espalamaca e paragem no Miradouro de Nª Srª da Conceição, com vista sobre a cidade da Horta e ilhas vizinhas. Chegada à Horta e almoço em Restaurante local. No final passaremos pela Marina , ponto de encontro de iates de todo o mundo. Continuamos até ao Vale dos Flamengos, nos arredores da Horta, para visita ao belo Jardim Botânico; é de um colorido fantástico, proporcionado pelas plantas e flores colocadas de forma ordenada, reproduzindo os habitats das espécies mais representativas. Terminamos no hotel. Jantar e alojamento.

Dia 2 - Horta/ Pico/ Horta
Pequeno almoço no hotel e saída para o Cais da Horta. Travessia em ferry até à Ilha do Pico. Chegada ao Cais da Madalena e início da visita de dia inteiro à Ilha do Pico. Começamos pela Igreja de Sta Maria Madalena, uma das mais representativas da ilha. Continuamos até ao Lugar do Cachorro, interessantes formações rochosas dos Arcos do Cachorro, que o mar transforma num belo espetáculo de som e cor. Visita a uma Adega e prova de vinhos licorosos e a uma loja de artesanato local ligado à tradição baleeira. Continuação até à Vila de São Roque e breve passagem pela Vila e Avenida do Mar. Atravessando a ilha de norte para sul, e já perto da encosta da Montanha do Pico, visita à pequena Lagoa do Capitão. Já na costa sul, paragem nas Lajes, o 1º lugar da ilha a ser povoado e centro baleeiro de tradição secular. Almoço em restaurante local. Após o almoço, visita ao Museu dos Baleeiros, único no género em Portugal, reúne uma coleção de muitas centenas de peças em marfim de dente e osso de baleia, além de vários utensílios usados na pesca artesanal. A excursão continua passando pelo Mistério de São João, resultados de antigas erupções vulcânicas, São Mateus, para visita às Rendeiras e Candelária, para visita à Igreja de Nª Srª das Candeias, onde existe o tumulo de D. José da Costa Nunes, proeminente figura da Igreja católica (“braço” direito de Paulo VI até aos anos 70). Segue-se a zona do Verdelho, paisagem protegida e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, para se observar uma paisagem única, caracterizada por inúmeros “currais de vinha”, num autentico labirinto de muros. Regresso ao cais e embarque em ferry com destino à Horta. Chegada e transporte ao hotel. Jantar e alojamento.

Dia 3 - Horta / Terceira
Pequeno almoço no hotel e transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino à Terceira. Chegada, assistência e início da visita de dia inteiro da Terceira. Saída em direção à Serra do Cume com uma bela paisagem sobre a “manta de retalhos”. Continuação até à Miradouro do Facho, de onde teremos uma vista panorâmica fantástica sobre a cidade da Praia da Vitória e a sua baía e na Praia da Vitória, visita à Igreja Matriz e centro da cidade. Seguimos pela costa leste passando pelas freguesias do Cabo da Praia, Porto Martins até chegar a S. Sebastião para visita a uma das igrejas mais antiga da ilha. Paragem para almoço. De tarde continuação pelo interior da ilha até chegar ao Algar do Carvão, classificado como uma das mais bonitas reservas geológicas naturais. Tempo para apreciar a natureza. (possibilidade de visita opcional ao interior - descida 330 degraus) e as Furnas de Enxofre, onde está o dito “coração” da ilha. Continuação em direção à freguesia de Biscoitos, com visita ao Museu do vinho e Piscinas naturais e a freguesia dos Altares. Continuando pelo interior da ilha, passaremos pelas Lagoas do Negro e Lagoa das Patas. Continuação até às Doze Ribeiras, Santa Barbara e Cinco Ribeiras. Paragem para visita à Fábrica de Queijo local. Prosseguimos em direção a Angra, passando por S. Bartolomeu e S. Mateus, freguesia piscatória. Finalmente chegaremos ao Monte Brasil, paisagem protegida, e que proporciona uma das mais belas paisagens da ilha. Chegada ao hotel, jantar e alojamento.

Dia 4 - Terceira / Ponta Delgada
Pequeno almoço no hotel e saída para passeio a pé pelas artérias principais da cidade de Angra, Património Mundial da Unesco desde 1983. Destacamos a Igreja da Matriz (Igreja de São Sebastião), Jardim Público (Jardim Duque da Terceira), o antigo Colégio dos Jesuítas, a Praça Velha, Câmara Municipal, Palácio dos Capitães Generais (dependendo da agenda do Presidente), a Sé Catedral, Museu de Angra, Igreja da Conceição, a Igreja da Misericórdia e a Marina com vista para a Fortaleza de S. João Batista. No final transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida com destino a Ponta Delgada. Chegada, assistência e transporte ao restaurante para almoço. De seguida, inicio da visita à Lagoa Sete Cidades. A primeira paragem será no Miradouro do Pico do Carvão de onde é possível ver as longas extensões de ambas as costas norte e sul da ilha, bem como da zona central da ilha. Continuação até ao Miradouro da Vista do Rei, de onde se pode observar uma paisagem deslumbrante sobre as Lagoas Verde e Azul, situadas no fundo da enorme cratera vulcânica. Visita da pitoresca freguesia das Sete Cidades com curiosas casas de arquitetura popular e visita à Igreja. Prosseguimos até ao Miradouro do Escalvado para se observar as ultimas erupções da ilha, a freguesia dos Mosteiros bem como panorâmica da zona oeste da ilha. De regresso a Ponta Delgada, visita a uma Estufa de Ananases (arredores da Fajã de Baixo) para conhecer o modo peculiar como este fruto é cultivado nos Açores. Oportunidade para provar o licor. Chegada ao hotel em Ponta Delgada, jantar e alojamento.

Dia 5 - Ponta Delgada: Furnas
Pequeno almoço cedo no hotel e saída de Ponta Delgada com destino à Vila da Lagoa com paragem para visita a uma Mercearia Tradicional de fins século XIX / inícios séc. XX, mesmo no centro da Vila da Lagoa, onde se poderá ver o tipo de produto que na altura era vendido. Continuação da visita com paragem no Miradouro da Caloura e em Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha, que se orgulha da sua Igreja Matriz do Sec. XV, com uma bonita fachada gótica, da sua capela de Nª Sr.ª da Paz e da bonita igreja de S. Pedro do séc. XVIII. Seguimos para as Furnas e visita ao Parque Terra Nostra; conhecido pela diversidade de espécies de plantas oriundas de vários continentes e também pela piscina termal. Prosseguimos até às margens da Lagoa das Furnas, com o perfil gótico da Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, projetada nas águas, e que apresenta numa das suas margens, sulfataras vulcânicas, autênticas “cozinhas naturais” onde se obtém o famoso Cozido das caldeiras. Observação da retirada do famoso cozido, que será a ementa do nosso almoço. No final, pequeno passeio na zona das “Caldeiras” - área de manifestações vulcânicas diversas, de onde brotam géiseres de água fervente e lama medicinal, sendo uma das mais espetaculares a Caldeira Pero Botelho. Segue-se a subida ao Miradouro do Pico de Ferro para observar uma paisagem deslumbrante da maior e mais antiga cratera vulcânica da ilha dentro da qual está situado o Vale das Furnas. Continuação até às Plantações de Chá, únicas na U.E, onde podemos ver as lindíssima vista da plantação e prova. De regresso a Ponta Delgada, paragem no Miradouro de Sta. Iria, com uma magnifica visão da Costa Norte. Chegada a Ponta Delgada e jantar típico em restaurante local com espetáculo de folclore. Alojamento.

Dia 6 - Ponta Delgada : Centro historico e Lagoa Fogo / Porto/ Local de origem
Pequeno almoço no hotel e saída para visita a pé do centro histórico da cidade: o Mercado, a Igreja Matriz de S. Sebastião, a Igreja de S. José, Igreja de São Pedro, Convento e Capela de Nª Senhora da Esperança, onde se encontra a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Igreja de todos os Santos, Ermida de Sant’Ana, as Portas da Cidade, construídas no século XVIII e os Paços do Concelho, edifício barroco dos séculos XVII- XVIII, ocupado atualmente pela presidência da Câmara Municipal. No final, almoço em restaurante local. De tarde, saída de Ponta Delgada rumo à costa norte da ilha com destino à Ribeira Grande e visita da cidade, que conserva um interessante conjunto de exemplos de arquitetura barroca dos séculos XVII e XVIII, que tanto caracteriza a cidade com particular atenção para a Igreja de Nª Sr.ª da Estrela. Ainda na cidade visita à Loja de Licores Ferreira, destacando-se o Licor de Maracujá. Visita ao interessante Museu dos Franciscanos, antigo convento de São Francisco que alberga o Centro Interpretativo do estudo da presença e ação franciscana no arquipélago. Tomando a estrada de montanha que serpenteia até à Lagoa do Fogo chegaremos ao Miradouro da Lagoa do Fogo, de onde podemos observar a lagoa que repousa na cratera de um vulcão extinto e rodeada por uma paisagem idílica. Descemos a montanha em direção à beira-mar da costa sul, até à Vila da Lagoa, para visitar a fábrica da cerâmica, onde todos os objetos de olaria são feitos artesanalmente. Terminamos a visita no aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino ao Porto (voo direto). Chegada ao aeroporto F: Sá Carneiro, formalidades de desembarque e transporte em autocarro de turismo com destino ao local de partida.

 

   

 

Preços sob consulta

Documentos Obrigatórios:
Cartão do Cidadão ou Bilhete de Idendade (válido para a viagem).

 
O preço mencionado inclui:
- Transporte local de origem /Aeroporto/ local de origem, em autocarro de turismo com ar condicionado;
- Passagem aérea em classe turística com direito ao transporte de 20 kg de bagagem para os percursos indicados (1 mala por pessoa);
- Transporte em autocarro de turismo do aeroporto para o hotel e vice-versa;
- Estadia em hotéis de 4 estrelas;
- Refeições de acordo com o programa (menu fixos com bebidas incluídas);
- Jantar típico com folclore;
- Entradas em todos museus e fábricas mencionadas;
- Excursões e visitas de acordo com o itinerário, orientadas pelos guias locais;
- Taxas de aeroporto, segurança e combustivel (€) de turismo e serviço;
- Seguro de viagem;
- Mochila Geostar;
- Kit higienização (máscara, luvas e álcool gel).
 
O preço mencionado não inclui:
- Refeições especiais e não mencionadas;
- Gratificações a guia e motoristas, bagageiros;
- Entrada em museus e monumentos quando não esteja explícito a visita do interior;
- Extras de carácter pessoal e o que não esteja devidamente especificado no presente programa.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 220 129 360

 t.cultural@geostar.pt