Faça Férias Cá Dentro E Conheça O Nosso Património

A Azulejaria Portuguesa

Lisboa, Sintra, Peniche, Caldas da Rainha, Coimbra, Aveiro, Ovar e Porto

Programa de 6 dias

Dia 1 - LISBOA
Em hora a indicar, partida em autocarro de turismo desde (local de origem). Iniciamos as nossas visitas no Museu Nacional do Azulejo. Instalado no antigo convento da Madre de Deus (séc. XVI), o museu existe desde 1980 e alberga um acervo importante nas Artes Decorativas. Aqui introduziremos o tema para o nosso itinerário, aprendendo a história, evolução e técnicas da azulejaria. Entre outros, destaca-se especialmente o “Panorama de Lisboa” – um painel de azulejo que retrata Lisboa vista do Tejo, antes do terramoto de 1755. Almoço em restaurante local. De tarde, faremos um passeio pedestre pela Baixa de Lisboa, centro histórico da cidade e pelas sinuosas ruelas de Alfama, o mais antigo bairro de Lisboa. Terminamos o dia no Mosteiro de São Vicente de Fora, um importante exemplar da arquitetura maneirista, projetado por Filippo Terzi e dedicado ao Santo Patrono da cidade. É a atual sede do Patriarcado de Lisboa. De notar, que alberga uma das melhores coleções de azulejos do mundo. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 2 – LISBOA / AZEITÃO / SETÚBAL / LISBOA
Pequeno almoço no hotel. Em hora a indicar, partida em direção a Azeitão. Iniciaremos o dia visitando as Oficinas Artesanais de São Simão, em Vila Fresca de Azeitão, onde faremos uma viagem pela produção artesanal do azulejo e faiança, desde a aquisição do barro à pintura manual. Prosseguimos para a Quinta e Palácio da Bacalhoa, um edifício do séc. XV/XVI que detém um dos mais importantes acervos de azulejaria primitiva de Portugal. Como não poderia deixar de ser, faremos uma curta pausa para a inspiradora prova de vinhos. Ainda antes de almoço, partimos para Setúbal, para visitar a Fortaleza de São Filipe, que pela sua localização, oferece uma vista panorâmica ímpar sobre o rio Sado. Visitaremos a capela, do séc. XVIII, dedicada a Nossa Senhora e integralmente revestida a azulejos barrocos da autoria do Mestre Policarpo de Oliveira Bernardes. Após as visitas, continuamos em direção à cidade para almoço em restaurante local. De tarde, faremos uma visita ao centro histórico de Setúbal, começando pela Igreja de São Julião (séc. XVI – XVIII), onde salientamos os painéis de azulejo (séc. XVIII) que a revestem, narrando a história de São Julião; prosseguimos para a Igreja de Santa Maria da Graça (Sé) e terminamos a visita na Casa do Corpo Santo, que alberga atualmente o Museu do Barroco. De salientar os painéis de azulejo azuis e brancos representando cenas de caça, figuras convite e temas religiosos, estando muitos deles assinados pelo mestre P.M.P. Regresso a Lisboa no fim do dia. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 3 – LISBOA / SINTRA
Pequeno almoço no hotel. Em hora a indicar, partida para visita ao Palácio dos Marqueses de Fronteira. O palácio insere-se num complexo com matas, pomares, hortas e jardim, sendo este último o ex-líbris da visita. O jardim tem um efeito cénico fantástico conseguido pela harmonia entre coleções de esculturas e azulejos. Estes últimos bastante representativos da azulejaria portuguesa de temática profana, do séc. XVII. Após a visita, partimos para Cascais onde almoçaremos em restaurante local. De tarde, prosseguimos viagem até à vila de Sintra. Chegada e visita ao Palácio Nacional de Sintra, o único Paço Real medieval ainda existente em Portugal. No interior do palácio deparamo-nos com incríveis exemplares de artes decorativas, entre eles os azulejos de várias épocas, com especial destaque para os hispano-mouriscos. Após a visita, tempo livre para passear na vila. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 4 - SINTRA / PENICHE / CALDAS DA RAINHA / COIMBRA
Pequeno almoço no hotel. Em hora a indicar partida para Peniche. Visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. De beleza ímpar, as paredes da ermida são totalmente revestidas a azulejos azuis e brancos (séc. XVII) representando cenas da vida da Virgem e estão assinados pelo mestre António de Oliveira Bernardes. Continuação da viagem até às Caldas da Rainha. Aqui visitaremos a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (igreja matriz), do séc. XVI. Destaca-se do interior, os painéis de azulejos seiscentistas de padrão geométrico que cobrem na totalidade as paredes da nave e capela-mor, assim como, os painéis azulejares quinhentistas que cobrem a frente dos altares. Prosseguimos para visitar o Museu da Cerâmica. Além do palacete do séc. XIX, em que o museu se insere, importa referir os românticos jardins que o envolvem e nos quais podemos encontrar azulejos do séc. XVI ao séc. XX. Após a visita, almoço em restaurante local. De tarde, partida para Coimbra. Aqui visitaremos o Mosteiro de Santa Cruz, primeiro panteão régio nacional, onde se encontram os túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I. No interior, destaque ainda para os azulejos barrocos do séc. XVIII. De seguida, prosseguimos para a Universidade de Coimbra (não inclui a biblioteca joanina), fundada no séc. XIII, sendo uma das mais antigas da Europa. Visitaremos o Palácio Real, passando pela Sala de Armas, Sala dos Atos Grandes e Sala do Exame Privado; A Real Capela de São Miguel, dedicada ao Arcanjo, protetor de D. Afonso Henriques e que guarda no seu interior uma decoração sumptuosa, com destaque para os revestimentos azulejares; continuamos para o Laboratório Chimico, construído no séc. XVIII para o ensino de química e atualmente adaptado a Museu da Ciência, do qual faz parte o Colégio de Jesus. No fim das visitas, alojamento e jantar no hotel.

Dia 5 – COIMBRA / AVEIRO / OVAR / PORTO
Pequeno almoço no hotel. Em hora a indicar, partida para Aveiro. Chegada e visita ao Museu de Aveiro, instalado no antigo Convento de Jesus, fundado no séc. XV e intimamente ligado à Princesa Santa Joana, que aqui professou. Da visita, salienta-se a igreja, a típica “gruta de ouro”, com vários painéis azulejares representando cenas da vida da Princesa Santa Joana, atribuídos ao mestre P.M.P. Após a visita, faremos um breve passeio pelo centro histórico. Almoço em restaurante local. De tarde, partida em direção ao Porto, passando por Ovar. Faremos um breve passeio a pé pelo centro histórico de Ovar, onde apreciaremos as fachadas cobertas por azulejos de diferentes padrões e diversas cores, criando efeitos decorativos em ruas inteiras. Prosseguimos para o Porto, onde visitaremos a Estação de São Bento, considerada uma das mais bonitas do mundo. Além do esplendor arquitetónico, aqui encontramos aproximadamente 20 mil azulejos em painéis que revestem a quase totalidade da antecâmara da estação e que representam cenas históricas e cenas do quotidiano rural. Uma obra única! Jantar e alojamento no hotel.

Dia 6 – PORTO / LISBOA
Pequeno almoço no hotel. Dedicamos a manhã a passear pelo centro histórico do Porto, classificado como Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1996. Começamos por visitar a Capela das Almas (séc. XVIII), cujas fachadas estão cobertas de azulejos representando passos da vida de São Francisco de Assis e da vida de Santa Catarina. Continuamos o percurso até chegar à Igreja de Santo Ildefonso, também coberta de painéis azulejares, representando cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias à Eucaristia. Por fim, visitamos a Sé do Porto. Antes de almoço, apreciaremos a obra “Ribeira Negra”, um painel monumental de azulejos, da autoria de Júlio de Resende, representando a azáfama da vida quotidiana ribeirinha! Almoço em restaurante local. De tarde, regresso a Lisboa. Chegada ao fim do dia (Jantar não incluído).

      

 

Preços
Quarto duplo (25 participantes) ........................................ 935,00 €
Suplemento para Quarto Individual ..................................  130,00 €

Documentos Importantes para a Viagem:
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
 
O preço mencionado inclui:
- Circuito em Autocarro de turismo com ar condicionado;
- Estadia em hotéis de primeira categoria , em quarto (escolhido) com banho ou duche;
- Refeições de acordo com o presente programa de viagem (menú fixo), com água ou vinho incluídos;
- Guia acompanhante durante o circuito;
- Entradas: Museu Nacional do Azulejo; Mosteiro de São Vicente de Fora; Quinta da Bacalhoa com prova de vinhos; Casa do Corpo Santo; Palácio Marqueses de Fronteira; Palácio Nacional de Sintra; Museu da Cerâmica; Mosteiro de Santa Cruz; Universidade de Coimbra; Museu de Aveiro; Sé do Porto;
- Seguro de Assistência de Acidentes em viagem;
- Kit de Higiene (Máscara, Gel desinfetante e luvas);
- Saco de viagem Geostar.

 
O preço mencionado não inclui:
- Bebidas às refeições (que não as especificadas no item Serviços Incluídos), refeições especiais e não mencionadas;
- Bagageiros;
- Entrada em museus e monumentos quando não esteja explícito a visita do interior;
- Extras de carácter pessoal e o que não esteja devidamente especificado no presente programa.

 

NOTA:
Para garantir a sua participação na viagem, deverá até à data limite de inscrições entregar o boletim de inscrição devidamente preenchido, bem como a sinalização solicitada.  

 

Consulte-nos para mais informações e orçamento para o seu grupo.

 

Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:

Tel.: 351 211 572 000

 t.cultural@geostar.pt